sábado, 21 de julho de 2012

Por que eu voto em Margarida

Neste sábado, dia 21 de julho de 2012 inicia-se uma marcha democrática e popular na cidade de Juiz de Fora. Uma marcha com a marca da mudança.

Hoje é dia de Margarida Salomão e seu vice, Maranhas, amparados por uma coligação forte representada por partidos que apoiaram o governo Lula e apóiam o governo Dilma, apresentarem para Juiz de Fora um caminho novo, pautado pelo debate profundo, pela participação e pela democracia.

A cidade anda cabisbaixa. Serviços básicos como saúde e educação andam a mercê dos interesses menores. Perdemos o horizonte do planejamento estratégico, do desenvolvimento sustentável, do bem-estar e da participação popular.

Infelizmente nossa cidade anda tomada pela violência urbana, pela ausência de horizonte para sua juventude e sua classe trabalhadora.


O funcionalismo público, epicentro de qualquer mudança e desenvolvimento, está desestimulado e desvalorizado. Vide as greves de professores e médicos, que na cidade trabalham em péssimas condições e tem salários baixíssimos.

Não acredito em soluções milagrosas. Acredito em trabalho duro e capacidade de gestão plural e democrática.

É por isso que confio meu voto e ofereço minha militância a Margarida Salomão.

Por sua história de lutas políticas desde períodos sombrios da ditadura militar, tanto como estudante universitária como docente.

Por sua história como gestora pública diferenciada.

Por sua história ímpar e marcante como reitora da UFJF, quando em tempos de neoliberalismo e abandono da universidade pelo governo FHC, foi capaz de montar uma equipe forte e competente e elevar a UFJF a condição de uma grande universidade pública. 

Seja através de obras de infraestrutura, na ampliação da pós-graduação, do número de professores doutores, da inserção da universidade no desenvolvimento regional através do CRITT, da contribuição incontestável a cultura da cidade através do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, da Casa de Cultura e do Fórum da Cultura. 

Seja através da inserção social da universidade através da pesquisa e extensão, da implantação das cotas, das inúmeras batalhas para garantir bolsas de assitência estudantil e pela qualidade e preço da alimentação através do restaurante universitário.

Por seu amor a essa cidade, eu me identifico com Margarida.

Pessoa de sensibilidade política e social incrível, de inteligência múltipla, de compromissos com a resolução de dilemas da população brasileira que atravessam sua história.

Margarida, com toda sua bagagem e história se preparou mais uma vez para, junto do PT e dos partidos aliados oferecer a cidade uma opção. Uma opção de inversão de prioridades, onde quem mais precisa do poder público precisa ser atendido com urgência. Uma opção política pela ampliação e consolidação dos direitos de cidadãs e cidadãos. Uma opção pela participação popular efetiva!

Por essas e outras razões, eu caminharei com Margarida. Para que Juiz de Fora possa em 2013 iniciar o ano de mudanças que nos levará ao lugar que realmente merecemos.

6 comentários:

  1. Coerente e certeiro, como sempre. Belo texto de apresentação tanto da nossa candidata quanto das necessidades da nossa cidade "perdida e partida"! É uma pena não poder estar com vocês no dia de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Tenho a tendência de votar pelo lado do PSDB e não gosto do PT, porém, concordo com seu excelente texto!

    A administração PSDbista em Juiz de Fora tem sido, no mínimo, problemática!

    Apesar de estar do seu lado e concordar com o que diz (já havia me decidido a votar na Margarida) tive problemas com o momento em que você escreve: "O funcionalismo público, epicentro de qualquer mudança e desenvolvimento..."!

    Essa expressão me parece um bordão político bastante repetido, para "acalmar" a base petista! Quase que como uma referência obrigatória, de caráter político e partidário...

    Por não encontrar embasamento, no seu texto, pra justificar essa assertiva, fiquei curioso! Quais seriam seus argumentos nessa linha?


    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. Olá, anônimo! Talvez não tenha realmente ficado claro no texto. O que eu quero dizer é que a PJF conta com um corpo técnico de funcionários de alta qualidade que são fundamentais para pensarmos e executarmos políticas públicas para melhorar a cidade. Porém infelizmente eles não tem sido devidamente valorizados na minha opinião. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo belíssimo texto.Eu já não tinha qualquer dúvida sobre o meu voto,pois durante toda a minha vida votei com o PT.Mas creio que realmente chegou a vez do PT em Juiz de Fora.Essa cidade merece.Sou do Rio e já moro aqui há 12 anos,me considerando hoje um filho desse lugar.Por isso tenho a certeza que dessa vez ganharemos e colocaremos Juiz de Fora no lugar onde ela já deveria estar.
    Um grande abraço e mais uma vez,parabéns,Tiago!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto, Tiago. Eu como testemunha do trabalho de Margarida ao longo de toda a sua carreira na UFJf, primeiro como sua aluna e depois como sua colega e apoiadora, concordo integralmente com os motivos elencados para se votar nela para dirigir o destino próximo de nossa cidade.Lembro que sua experiência na adaministração municipal como secretária do prefeito Tarcísio Delgado também conta muito para essa empreitada, que vai exigir muito trabalho, dedicação e clarividência, coisas que fazem parte do conjunto de qualidades que a professora Margarida indiscutivelmente possui.

    ResponderExcluir
  6. Texto ótimo, meu caro. Ainda não decidi meu voto. Conheço Margarida e sei que é inteligente, atuante e proba.

    ResponderExcluir