quinta-feira, 4 de outubro de 2012

7 de outubro: Juiz de Fora e a chance do reencontro


Desde sempre era uma moça cheia de sonhos. Estudou Letras e assim como os bons de sua geração combateu a ditadura militar, lutando por democracia e justiça social numa época que sonhar poderia ser sinônimo de condenação a morte.

A moça tornou-se uma mulher e ainda mais capacitada, permaneceu nas lutas e sonhos, por que afinal, "sonhos não envelhecem". Viveu para a política, mas não viveu da política. Seguiu em sua ambição de contribuir para uma sociedade melhor e ao mesmo tempo tornou-se uma das mais respeitadas profissionais de sua área em todo Brasil.


Foi secretária municipal com ideias a frente de seu tempo. Uma reitora reconhecida pela sua capacidade de promover uma universidade  ao seu devido lugar de reconhecimento em tempos que a educação pública era maltratada por muitos que ainda hoje aí estão.

E quando veio Lula, ela agarrou a oportunidade e promoveu ainda mais transformações na universidade.

Disputou a eleição de 2008 e independente de resultados, saiu vitoriosa pois acendeu uma chama de esperança no coração de uma cidade ao mostrar que era possível fazer política de forma qualificada, com propostas concretas e apoio de uma aguerrida militância. Não é a toa que na eleição seguinte, em 2010, para deputada federal, obteve a maior votação da história de Juiz de Fora.

Hoje, essa mesma mulher que acendeu essa chama, retorna mais preparada, mais forte, com ainda mais apoio de milhares daqueles que assim como eu conservam como princípio o sonho de uma cidade justa, fraterna e mais solidária.

Seguindo o mesmo caminho de determinação de Lula e Dilma, na expectativa da transformação social e política. Para inverter as prioridades e efetivamente fazer Juiz de Fora se reencontrar com seu melhor espectro.

Neste domingo a cidade tem a chance de promover esse reencontro. A cidade que tem como pioneiros seus operários e operários, negros e negras recém-libertos que ajudaram a construir uma história de riqueza cultural e material e fazer dessa terra algo tão ímpar. 

A cidade de Nava, Mendes, João Cardoso, Nelson Silva, a cidade de pessoas que como nós, muitas vezes anônimos, erguem com a força dos sonhos um futuro promissor. A cidade que se estende para além do Calçadão da Rua Halfeld e desemboca nos mais belos subúrbios, que muitas vezes esquecidos, seguem fortes e resistentes em sua sociabilidade, fraternidade e força.

Essa é a Juiz de Fora que aguarda o domingo, 7 de outubro de 2012, para reencontrar seu caminho de prosperidade e força. 

Não há mudança do outro lado. Do lado de lá estão aqueles que nos últimos anos, na maior parte do tempo juntos, foram responsáveis pelos momentos de desesperança da cidade.

A desesperança de ver nosso povo desassistido. De ver nossos jovens negros das periferias da cidade morrerem prematuramente, na maioria das vezes pela falta de oportunidades. De ver nossos educadores ganharem tão mal e ainda sim exercerem suas funções de forma tão brilhante. De ver mães pobres que muitas vezes não estão incluidas no mercado de trabalho pela falta de creches. De ver nossos jovens talentos irem embora da cidade pela falta de trabalho de qualidade. De ver a cidade que sempre emanou cultura e liberdade parecer tão mitigada em meio a um clima de cabeça baixa e falta de criatividade.

A mudança está aqui, desse lado. Encabeçada pela mulher que ainda sonha como sonhava a moça, que desde sempre esteve ao lado do povo brasileiro em todas as suas mais nobres lutas. Que traz consigo os aliados que sempre estiveram do lado do povo.

É a chance de nossa Juiz de Fora voltar a ser uma Juiz de Fora querida.

Vamos voltar a sorrir. Vamos eleger Margarida Salomão prefeita de Juiz de Fora!

Leia também:

Aos que sonham e lutam por Juiz de Fora

Um comentário:

  1. cara, emocionante...esse é o espírito! vai dar certo!

    ResponderExcluir