quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Por que Ciro não é aproveitado?

(Foto: Bruno de Lima) Lance!
Quando o jovem Ciro marcou seu primeiro gol com a camisa do Fluminense, contra o Atlético Paranaense, deixou transparecer uma emoção nítida. Para um locutor incauto, Ciro parecia não estar acreditando que teria feito um gol, porém, depois do jogo fez questão de contar que a emoção veio por estar realizando um sonho do pai, que sempre quis vê-lo atuando por um clube de tradição como o Fluminense.

Para alguns tricolores como eu, que acompanharam a trajetória do jovem Ciro, sua vinda para o Fluminense representava uma possibilidade de ver um atleta de futuro promissor, com grandes feitos com a camisa do Sport, despontar e contribuir para o projeto de um Flu vencedor.


Mas eis que, como num passe de mágica, o atleta passou a amargar o banco e hoje nem é listado para as partidas.

Temos duas possibilidades: a primeira, é que não sabemos o que acontece nas Laranjeiras e, portanto,  poderiam existir fatores extra-campo que deixariam o atleta de fora.

A segunda, é que existe um problema de concepção tática, para usar uma expressão gentil.

Todos sabemos que nosso ídolo, herói de muitas horas, Fred, está numa fasse ruim. Ser ídolo é isso. Receber os mais belos louros da vitória, ser carregado nos braços do povo, mas é também ser cobrado na mesma proporção do afago. Fred, hoje, merece estar no banco, colocando a cabeça no lugar e buscando seu futebol, através de treino e concentração. Não há traumas, faz parte. Todo atleta tem que compreender que é menor que o clube onde está.

Mas sabemos que na era do futebol de mercado as coisas não funcionam bem assim. Existe o lobby, relações interpessoais e dirigentes que nem sempre são enérgicos para cobrar uma postura dos atletas e treinadores.

Esse fato nos leva a outro.

A contratação de Rafael Sóbis

Sejamos honestos, tricolores do céu e da terra! Sóbis teve uma bela fase no passado, mas não demonstrava futebol algum para vir para o Flu e tornar-se peça importante. Estarei sendo leviano se afirmar que a vinda dele tem muito mais peso na relação que tem com Abel Braga? Se eu estiver errado, peço sinceras desculpas ao técnico e a quem mais se ofender.

O operário silencioso

Rafale Moura, ganhou esse apelido de mim mesmo. Trabalha muito, e em silêncio. Muitas vezes aparenta não estar bem por que é voluntarioso, ou seja, não deixa de se apresentar para o jogo, e claro, pode parecer que erra mais. Prefiro mil vezes um atleta assim do que um daqueles que ao sentir que não está num bom dia, tira o pé da bola, faz jogadinhas displiscentes.

Dito tudo isso, meus caros e caras, depois desse preâmbulo que vosso interlocutor fez, quero dizer que não vejo justificativa clara para que Ciro não possa ter uma chance de atuar ao lado do He-Man. Ao menos poderia ser listado para atuar em meio tempo. Tenho certeza que comprovaria competência para ser titular. Sóbis não tem essa competência, ao menos, não mostrou até agora que tem.

Sendo assim, creio que cabe a torcida tricolor, com a fidalguia que lhe é peculiar, cobrar uma posição de nosso treinador sobre essa ausência de Ciro. Se existe motivo plausível que o tire do grupo, que seja colocado, de forma transparente.
Até mais ver!

3 comentários: