domingo, 1 de maio de 2011

Lamentáveis episódios - ou ficaria a pergunta: não somos racistas?

Na semana passada, na ocasião da semi-final da Taça Rio entre Fluminense e Flamengo, confesso que saí chateado. Não tanto pela derrota do Flu mas principalmente pelas mensagens de ódio que circularam entre as torcidas. De um lado alguns rubronegros faziam piadas homofóbicas com a torcida do Flu, do outro, torcedores do Flu destilavam preconceitos sociais e raciais. 


Esse domingo, novamente as coisas se encaminharam da pior forma possível. Terminados os jogos, começaram algumas dessas manifestações.
 
A primeira manifestação que rapidamente tornou-se assunto, para meu desgosto como torcedor do Fluminense, foi de uma moça que diz em seu perfil torcer pelo time das Laranjeiras. Assusta pela carga de ódio e palavras assustadoras:

Depois, numa rápida consulta sugerida pela querida Conceição Oliveira do Maria Frô, fui buscar o que alguns "torcedores" estavam dizendo sobre o árbitro Paulo César Oliveira, que apitou a semi-final do Paulista, entre Corinthians e Palmeiras:









Só posso dizer que é lamentável. Quem é apaixonado por futebol como eu, não pode aceitar isso, e muito menos minimizar esse tipo de reação com se fosse algo comum no futebol.

2 comentários:

  1. toda forma de racismo tem que ser banida , severamente penalisada , em alguns casos a manifestação covarde é em conjuto o que dificulta a repressão . em outros casos como dessa infeliz moça (flavinha amorim)tem que servir de exemplo pra tantos outros . espero mesmo que seja feito algo , pois nem Ronaldinho nem a torcida devem se calar , essa eu quero ver !!

    ResponderExcluir