quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Na "briga" entre Noel e Wilson, quem venceu foi o samba


Para muitos, assunto batido. Para outros, oportunidade de relembrar tempos aureos da música popular, quando o compositor tinha um papel diferenciado dentro do cenário cultural. Havia uma mística em torno da figura. 

Não era a toa que as rádios ao executar as canções, nunca deixava de - após dizer o nome do(a) intérprete - dizer o nome do compositor. E sem dúvida um dos episódios mais ricos da produção musical brasileira foi a contenda entre Noel Rosa e Wilson Batista. 

Ambos representavam a ascensão do samba, sua modernização, mas ao mesmo tempo tempo cultivavam habitus bem diferentes, expressos em sua forma de compor, suas referências, seu mode de vida. Ao contrário do que muitos pensam, o duelo musical era na prática amistoso, apesar de acalourado, e terminou com uma bela parceria, o samba "Deixa de ser convencida".


Por fim, amigos e amigas, abaixo você pode ouvir todas as canções do duelo, na voz marcante de Cristina Buarque e Henrique Cazes. Logo depois, tem também as letras para apreciar. Basta clicar no nome da música.

Desejo a  todos e todas um feliz 2012, de muitas vitórias e felicidade.






Lenço no Pescoço
Rapaz Folgado
Mocinho da Vila
Feitiço da Vila
Conversa Fiada
Palpite Infeliz
Frankenstein da Vila
Terra de Cego
Deixa de ser convencida

2 comentários:

  1. sem dúvida, o samba venceu....parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana, vou indicar aos meus alunos. Um abraço!

    ResponderExcluir